Sobre o DTG Estância de São Pedro

Fundado oficialmente em 27 de junho de 1999, o Departamento de Tradições Gaúchas Estância de São Pedro, iniciou sua formação por um grupo de alunos da Escola Municipal de E. F. Cipriano Porto Alegre, com a vontade de criar um grupo de dança, surgindo assim a invernada artística mirim.

É uma Entidade voltada para as áreas sócio-culturais e artísticas do Movimento Tradicionalista Gaúcho, com o objetivo de cultuar as nossas tradições, no berço da civilização e preservando a cultura gaúcha.

Atualmente o DTG conta com a diretora da Escola, Sra. Rosa Casanova, à frente da patronagem, com seus grupos: mini-mirim, mirim, juvenil, adulto e xirú, e ainda com uma equipe de apoio composto de pais, formando uma grande "família". Concepção esta a qual deu origem ao nome do próprio DTG, já que as grandes estâncias de antigamente foram berços de valorosas famílias gaúchas e por se tratar de uma entidade da cidade do Rio Grande, por isso a relação com São Pedro (o Padroeiro), surgindo assim a "Estância de São Pedro".